FOTOS (GEOGRAFIA HUMANA)

A Geografia Humana é a área de geografia que estuda a relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem. Estuda também o uso que o homem faz do meio físico.

Temas abordados e áreas de conhecimento 

A Geografia Humana parte da ideia de que o homem vive em sociedade e é um agente transformador da superfície do planeta Terra. Estas transformações, que ocorrem em função de necessidades sociais, atingem a agricultura, transportes, indústria, urbanização e atividade políticas, culturais e sociais. Cabe a Geografia Humana pesquisar e analisar cientificamente todos estes aspectos.

Os campos em que a Geografia Humana mais atua são: 

- Demografia
- Urbanização
- Industrialização
- Meio ambiente
- Política
- Geografia rural
- Relações comerciais
- Economia

O QUE É ESPAÇO GEOGRÁFICO?

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico.

Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das ações humanas.
Além do próprio ser humano, compõem o espaço geográfico todas as suas obras e os meios naturais que interferem em suas atividades, como as cidades, as plantações e o meio rural, as indústrias, os objetos, os rios, os climas etc.
A produção do espaço geográfico – ou seja, o processo pelo qual o homem transforma e habita o meio em que vive – depende da natureza. A partir da exploração e extração dos recursos naturais, o ser humano desenvolve as suas atividades para a sua reprodução e sobrevivência.
Essa transformação aconteceu desde o surgimento do ser humano. Sociedades antigas ou agrupamentos tribais utilizaram-se dos recursos naturais para o desenvolvimento de sua vida em sociedade, transformando o espaço natural em geográfico. Assim, surgiram as primeiras civilizações. Até mesmo os povos nômades utilizavam e transformavam a natureza, produzindo o espaço geográfico.
Com o passar do tempo, o processo de transformação e produção do espaço foi se intensificando graças ao aprimoramento das técnicas, que permitiram que o homem melhorasse sua capacidade de desenvolvimento. Isso acontece desde os tempos pré-históricos, quando o homem aprendeu a produzir ferramentas e estratégias de cultivo que auxiliassem na produção e extração de alimentos.

Categorias de análise do espaço geográfico
Para o estudo do espaço geográfico, os geógrafos se utilizam de quatro categorias analíticas principais, além da própria concepção de espaço, a saber: território, paisagem, lugar e região.

Território: de forma simplista, o território pode ser definido como um espaço delimitado, de forma que essa delimitação obedeça a uma relação de posse ou de poder. Podem existir várias formas de território, como o território animal, o território político (as cidades, os países, os blocos econômicos), o território cultural (o dos punks ou de um grupo religioso), dentre outros.

Paisagem: é o espaço da superfície que podemos captar através dos nossos sentidos. É tudo aquilo que se manifesta diante de nós, aquilo que podemos ver, ouvir, sentir, tocar e cheirar.

Lugar: é um local tal qual o homem o percebe, é o espaço percebido. É aquele ponto ou área do espaço que o homem identifica e atribui sensações e predicados, sejam eles afetivos ou não.

Região: é um dos conceitos mais complexos da Geografia e possui várias definições. Pode-se dizer que região é uma área ou porção do espaço dividido conceitualmente pelo homem conforme suas características (clima, economia, relevo, política, entre outros). As regiões não existem na natureza, pois se tratam de uma construção intelectual humana. 
Assim, o homem pode elaborar diferentes regiões conforme os seus interesses, seja para planejar ações, seja para realizar estudos.
Exemplos: as regiões brasileiras segundo o IBGE, as regiões socioeconômicas do país, as regiões naturais do mundo, as regiões metropolitanas, dentre outras.

LISBOA - PORTUGAL

TORRE DE BELÉM - PORTUGAL

PORTA AVIÕES SÃO PAULO - BRASIL

DESFILE DE ARMAS NUCLEARES NA RÚSSIA

MURO QUE SEPARA ISRAEL DOS TERRITÓRIOS PALESTINOS

FRONTEIRA ENTRE MÉXICO E EUA -TIJUANA

PARQUE NACIONAL DO XINGU - BRASIL

BASE COMANDANTE FERRAZ DO BRASIL NA ANTÁRTIDA

MURO DAS LAMENTAÇÕES - ISRAEL

MANIFESTAÇÃO FATAH - PALESTINA

MANIFESTAÇÃO DO HAMAS - FAIXA DE GAZA - PALESTINA

ROMA - ITÁLIA

TAJ MAHAL - ÍNDIA

DUBAI - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

SANTIAGO - CHILE

BUENOS AIRES - ARGENTINA

TENOCHTITLÁN - CAPITAL ASTECA - MÉXICO

MACHU PICCHU - PERU

RUÍNAS DA CIVILIZAÇÃO MAIA 

ESTAÇÃO DE TRENS - ÍNDIA

TRÂNSITO DE LAGOS - NIGÉRIA

MANIFESTAÇÕES POPULARES - BRASIL

TÓQUIO - JAPÃO

DAMASCO -  GUERRA DA SÍRIA

CAMPO DE REFUGIADOS - GUERRA DA SÍRIA

MANIFESTAÇÕES EM KIEV - UCRÂNIA

SHANGHAI - CHINA

CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS

PARLAMENTO BRITÂNICO - LONDRES

CASA BRANCA - WASHINGTON

PRAÇA VERMELHA EM MOSCOU

MURALHA DA CHINA

DESFILE MILITAR COREIA DO NORTE

TRANSPORTES NA ÍNDIA

CONFLITO ISRAEL-PALESTINA

SINAGOGA - ISRAEL

VATICANO 

MECA - ARÁBIA SAUDITA

FÁBRICA DA BOEING - EUA

KINSHASA - REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

PYONGYANG - COREIA DO NORTE

HAVANA - CUBA

TÓQUIO - JAPÃO

PARIS - FRANÇA

MANHATTAN - NOVA YORK

TRÂNSITO - ÍNDIA

SÃO PAULO - BRASIL

ESCOLA PÚBLICA - BRASIL

FAVELA EM BOGOTÁ - COLÔMBIA

FAVELA DE PORTO PRÍNCIPE - HAITI

FAVELA DA ROCINHA - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário