CURIOSIDADES

O CONTINENTE PERDIDO DE ATLÂNTIDA - VERDADE OU LENDA?
Sem título-1
Atlântida é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras “Timeu ou a Natureza” e “Crítias ou a Atlântida”. Segundo Platão, o continente estaria localizado além das Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar), e seria maior que a Líbia e a África juntas. Conforme a lenda, nos primeiros tempos, os deuses fizeram entre si a partilha do mundo e Atlântida passou a pertencer à Poseidon.
Poseidon, que viveu na ilha por longo tempo em companhia da jovem Clito, dividiu a região em dez partes, cedendo-as a cada um dos dez filhos. Todos os reis de Atlântida obedeciam ao irmão Atlas, filho mais velho de Poseidon.
Os soberanos da misteriosa ilha, explorando suas riquezas, como o ferro, o cobre e o ouro, fundaram grandes e ricas cidades, alcançando progresso e grande poderio. Mas fracassaram na sua tentativa de dominar os atenienses, que os repeliram com um poderoso exército. Ainda segundo a narrativa de Platão, baseada em informações obtidas de sacerdotes egípcios, os atlantes entregaram-se aos vícios e perverssões, atraindo a ira de Zeus (deus do céu)’, que causou sua destruição há 12.000 anos, com grandes maremotos e tremores.
Platão, o filósofo grego, descreveu em seu livro, “A Atlântida”, diversas teorias que tratam da existência e desaparecimento do continente. Segundo os especialistas, a Atlântida teria desaparecido há mais ou menos 10.000 ou 12.000 anos trás. As causas foram várias. A mais conhecida é a do continente ter sido submerso devido ao fim da última glaciação pelo qual o planeta passou. Há cerca de 80.000 anos atrás começou esse período, e acabou justamente entre 10.000 e 12.000 anos atrás. A conseqüência do fim do período glacial é o derretimento de grande parte do gelo acumulado e o aumento do nível dos Oceanos.
A Atlântida é considerado um dos maiores mistérios da humanidade. Será que ela realmente existiu um dia? E se existiu o que terá de fato acontecido?

LOCALIZAÇÃO
Outra questão que intriga e provoca discussões entre os especialistas, é sobre a localização do continente. A maioria acredita que a Atlântida se localizava onde hoje é o Oceano Atlântico (por isso o continente se chama Atlântida), entre os EUA e a Europa. Os estudiosos usam como argumento, o fato do litoral brasileiro se “encaixar” quase com perfeição no litoral africano e do litoral leste dos EUA não combinar com o litoral europeu.
Sem título-2
Existem vários historiadores ou arqueólogos que viajam pelo mundo em busca de alguma prova ou até mesmo atrás da própria Atlântida. Alguns afirmam que o continente estaria localizado em alguma parte da América do Sul, já que segundo Platão “a Atlântida está a oeste do Atlântico”. Alguns dizem também que a Atlântida poderia ser uma cidade, não um continente. Isso porque segundo geólogos seria impossível um continente inteiro afundar. Outros afirmam também que a história da Atlântida não seria nada mais do que um produto da imaginação fértil de Platão, que ele teria escrito a história da Atlântida para criticar a sociedade da época, já que a Grécia antiga era uma nação muito desenvolvida, e como toda nação desenvolvida, teria também suas corrupções.
O filósofo grego Platão escreveu sobre a cidade há 2.600 anos, descrevendo-a como “uma ilha situada em frente ao estreito chamado de Pilares de Hércules”, como o Estreito de Gibraltar era conhecido na antiguidade. Com a descrição detalhada de Platão como mapa, as buscas foram direcionadas no Mediterrâneo e no Atlântico como melhores possibilidades de localização da cidade. O debate sobre se a cidade realmente existiu dura milhares de anos. Os diálogos de Platão de 360 A.C. são as únicas fontes históricas de informação sobre a cidade.
Em 2011, um time de pesquisadores americanos pode ter finalmente localizado a cidade perdida de Atlântida, metrópole legendária que sucumbiu a uma tsunami, há milhares de anos, na Espanha.
Para solucionar o mistério, a equipe usou uma foto de satélite de uma suspeita cidade submersa para encontrar a localização, ao norte de Cadiz, na Espanha. Lá, enterrada nos pântanos do Parque Doña Ana, eles acreditam ter mapeado o antigo domínio conhecido como Atlântida. O time de arqueólogos e geólogos em 2009 e 2010 usou uma combinação de radar, mapeamento digital e tecnologia subaquática para pesquisar a localização. Primeiro, descobriram uma série de cidades memorial construídas à imagem de Atlântida.

O MISTÉRIO DOS MAPAS
Aceitando a possibilidade de que alguns sobreviveram ao cataclismo, é possível que tivessem levado consigo alguns artefatos de sua nação.
Sem título-3
Piri Reis, almirante turco, desenhou um mapa-múndi em 1513 baseando-se em antigas cartas marítimas. Em 1956, Hapgood estudou esse mapa. Perguntava-se como era possível que desenhasse a costa oriental da América do Sul, se todavia, ainda não havia sido inteiramente cartografada, e a Antártida – parte da qual aparece no mapa -, que só foi descoberta em 1820. Hapgood enviou o mapa de Piri Reis para especialistas da USAF. Ficaram igualmente surpresos. De onde Piri Reis obteve a informação para confeccionar o mapa? Seria ele, um descendente dos antigos habitantes da Atlântida?
Os pesquisadores afirmam que o mapa de Reis, onde aparece a Antártida sem gelo, é quase igual a uma carta geológica. “Isto significa que a costa tinha sido cartografada antes de ser coberta pela capa de gelo – informaram os especialistas da USAF -, e nesta região, o gelo tem mais de um quilômetro e meio de espessura. Não sabemos como foi feito este mapa, com os dados e o nível de conhecimento de 1513.”
Então Hapgood encontrou outro mapa misterioso, outro documento “impossível”: o mapa de Oronteus Finaeus, copiado em 1531. Nele figurava a Antártida em sua totalidade, com grande detalhamento, incluindo a localização precisa de montanhas, planícies e rios. Tudo isto estava refletido na carta geológica de 1949 e na descrição que Platão fez 2.000 anos antes.

UMA POSSÍVEL CONEXÃO COM O EGITO?
Segundo as teorias dos Flem-Ath, a existência de uma civilização tecnologicamente desenvolvida antes do ano 10.000 a.C. ajudaria a explicar a presença de diversos monumentos antigos espalhados pelo mundo inteiro, cuja construção todavia não possui explicação racional. Entre esses monumentos estão em cidades na América Central e América do Sul, construídas pelas civilizações Maia e Asteca. Poderiam estas civilizações ter tido seus benefícios e conhecimentos transmitidos por atlântes sobreviventes? A mesma teoria se aplica ao Egito, de onde procede a história de Atlântida escrita por Platão. Os pesquisadores acreditam que uma antiga civilização pode ter utilizado a tecnologia para construir as pirâmides. Estudos recentes indicam que a Esfinge é muito mais antiga, por volta de 10.000 anos, do que se pensava inicialmente. O mal estado do rosto, segundo os pesquisadores, poderia ser devido a sua antigüidade. Como isso é possível, se acredita-se que a civilização egípcia nasceu no ano 4.000 a.C.?

A CIVILIZAÇÃO ATLANTE
Os antigos egípcios conheciam a existência de uma esplêndida civilização que habitava um continente no meio do oceano. Este povo seriam os primeiros navegadores, comerciantes e colonizadores de suas terras. O conhecimento atlante estava diretamente relacionado com as forças da natureza e continham aspectos energéticos (metafísicos e radiônicos) e até espirituais unidos numa só ciência, conceito praticamente impossível de ser aceito pela ciência atual. Mantinham contato com culturas provenientes de várias regiões do espaço e por isso acredita-se que a tecnologia de construção e manipulação de energias das estruturas piramidais seja de origem extraterrestre.
A sociedade atlante era dividida em duas classes socias: a dos homens de face resplandecente, ou de face amarela, que eram os mais espiritualizados; os de face tenebrosa, ou da face vermelha, que eram os poucos espiritualizados. Segundo antigos escritos, os de face tenebrosa teriam tomado o poder, obrigando os de face resplandecente a se refugiarem no interior das montanhas. Isso provocou uma grande divisão da nação atlante.
Além dos conhecimentos na área científica, os atlantes também tinham grande conhecimento das forças da natureza. Mesmo com tanto conhecimento, não conseguiram impedir que as forças naturais os destruíssem, não deixando nenhum vestígio concreto de sua existência.

O CAMINHO DAS ANTIGAS FONTES
Algumas linhas de Platão foram suficientes para imprimir consistentemente a Atlântida na memória dos homens. As passagens que se referem ao assunto encontram-se em dois dos diálogos do filósofo, Crítias e Timeu, nomes de seus protagonistas. “Antes de tudo, lembremo-nos de que, em suma, passaram-se 9 mil anos depois da guerra que, de acordo com as revelações de sacerdotes egípcios, opôs os povos que habitavam fora – depois das Colunas de Hércules – e todos os que habitavam para cá das Colunas. Aqui, foi nossa cidade, dizem, que tomou o comando e sustentou toda a guerra; lá, foram os reis da ilha Atlântida, ilha que, tínhamos dito, era outrora maior que a Líbia e que a Ásia, mas que hoje engolida por tremores de terra é apenas um limo intransponível que barra a passagem daqueles que partem daqui em direção ao grande mar”, diz Crítias.
Platão recontou a história que seu bisavô ouvira de Sólon, um dos sete sábios da Grécia antiga, que a tinha escutado de um dos sacerdotes de Sais, no Egito. “Nessa ilha, Atlântida, os reis formaram uma grande e admirável potência, que estendeu sua dominação sobre a ilha inteira e muitas outras ilhas, além de algumas partes do continente”, sublinha Timeu.
Podemos notar também similitudes espantosas entre Platão e Homero. Quando Crítias explica que “bem perto da costa atlante, há no mar um território elevado que domina o oceano verticalmente”, ecoa literalmente a Odisséia: “Diante da costa da ilha dos feacianos, eleva-se no mar uma ilha que, de todos os lados, tomba verticalmente sobre as águas”. Teria também Ulisses procurado a Atlântida?

METAL LENDÁRIO DE ATLÂNTIDA EM NAVIO NAUFRAGADO DA SICÍLIA
Equipe de mergulhadores descobriu 39 barras do mítico oricalco em uma embarcação que afundou há 2600 anos. Segundo Platão, o oricalco era extraído somente das minas perdidas de Atlântida. Platão descreve Atlântida em seu diálogo Crítias como um lugar que “cintila com a luz vermelha do oricalco”, metal que segundo o filósofo revestiria todo o interior do templo de Poseidon na lendária ilha.
Sem título-4
O pensador grego acrescenta ainda que a substância seria a segunda mais valiosa, atrás apenas do ouro, e que só podia ser extraída das minas localizadas no território perdido. Se ele vem ou não de Atlântida obviamente não se sabe, mas o fato é que até hoje apenas pequenas quantidades de oricalco haviam sido encontradas. Surpreendentemente, mergulhadores da Sicília acabam de descobrir 39 barras compostas pela misteriosa liga em um navio que naufragou por volta do ano 550 a.C. na região de Gela, no sul da ilha italiana.

15 Curiosidades sobre a Lua

 Curiosidades sobre a Lua
01. A Lua é o único satélite natural do planeta Terra.

02. A superfície da Lua é menor do que a Ásia. 

03. A cada ano, a Lua está se afastando da Terra 3,8 centímetros. 


04. O dia lunar tem aproximadamente 708 horas (29,5 dias).

05. A lua tem alguns vulcões.

06. Da Terra, vemos sempre o mesmo lado da lua.

07. A Lua é o único corpo celeste além da Terra, que foi visitado por seres humanos.

08. Apenas 12 pessoas andaram na superfície da lua. Todas norte-americanas, em missões do Projeto Apollo.

09. Sem o traje  espacial na Lua, o sangue ferve instantaneamente. 

10. A lua foi visitada pela primeira vez pela naves da  URSS Luna 1 e Luna 2. 

11. Apollo 11: No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro ser humano a pisar na Lua.
Lua Azul. Lua Azul é a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês.
12. Eugene Cernan foi o último homem a deixar uma pegada na superfície lunar, na missão da Apollo 17, em 1972.

13. Nenhuma pessoa foi à Lua após 1972.

14. As seis excursões da Apollo a superfície lunar, foram colhidas 2415 amostras de rochas, pesando 382 kg.

15. O lado escuro da lua é um mito. É penas o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra devido estes corpos estarem em rotação sincronizada.

36 Fatos e Curiosidades sobre a Itália

Bandeira da Itália
1. O nome oficial da Itália é República Italiana (Repubblica Italiana).

2. A capital da Itália é Roma (tambémconhecida como a Cidade Eterna) e tem quase 3.000 anos de idade. Roma tem sido a capital italiana desde 1871 e é o lar de da Cúpula de São Pedro, da Capela Sistina, do Coliseu e da famosa Fontana di Trevi.

3. A Itália fala uma língua nacional, que foi baseada no dialeto toscano, mas cada região ainda fala seu próprio dialeto.

4. A Itália é famosa por seus carros esportivos como Ferrari, Alfa Romeo, Maserati e Lamborghini.

5. A Itália ganhou a Copa do Mundo de Futebol quatro vezes (1934, 1938, 1982 e 2006).

6. A torre inclinada de Pisa foi construída em 1173 e começou a inclinar-se logo depois, provavelmente devido a uma fundação mal colocada. Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas usaram-na como uma torre de vigia. Após os esforços de reconstrução, em 2008, os engenheiros declararam  que a torre seria estável por pelo menos mais 200 anos.

7. Galileu Galilei (1564-1642) foi um cientista de origem italiana. Quando ele argumentou que a Terra girava em torno do Sol, a Inquisição o manteve sob prisão domiciliar em sua casa. A Igreja Católica emitiu um pedido formal de desculpas em 1992.

8. O violino e violoncelo foram inventados na Itália.

9. A Universidade de Bolonha (Università di Bologna, em italiano) é considerada a universidade mais antiga do mundo ocidental, tendo sido fundada em Bolonha, na Itália, em 1088.

10. A Itália tem três vulcões ativos: Vesúvio, Etna e Stromboli.

11. ]Na casa da Mamma: muitos filhos solteiros moram com os pais até seus 30  e poucos anos, mesmo que tenham um emprego. A família está no coração da sociedade italiana.

12. A primeira máquina de café expresso foi inventada na Itália.

13. A Itália é o lar de alguns dos maiores compositores do mundo, como Vivaldi, Rossini, Verdi e Puccini.

14. O santo padroeiro da Itália é São Francisco de Assis.

15. Os italianos criaram o parmesão, o provolone, a mussarela, e muitos outros queijos.

16.  Muitas das peças de Shakespeare foram ambientadas na Itália, incluindo "Sonho de uma Noite de Verão" e "Romeu e Julieta".

17. O mais antigo festival de cinema do mundo, a partir de 1932, é o Festival de Cinema de Veneza.

18. Existem dois estados independentes dentro da  Itália: A República de San Marino e  a Cidade do Vaticano.

19. O termômetro foi inventado pelo matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei.

20. O Pio Pó é o maior rio italiano.

21. A ópera surgiu no início do séc. XVII, na Itália.

22. O piano foi inventado na Itália.

23. O autor do livro as Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi (1826-1890), era italiano.

24. A máquina de expresso foi inventada na Itália.

25. Veneza possui mais de 400 pontes.

26. 96% dos italianos são batizados na Igreja Católica.


27. A bandeira italiana representa três virtudes: a esperança (verde), fé (branco), e da caridade (vermelho).

28. Uma maravilha da engenharia do mundo antigo, Cloaca Maxima, é o esgoto de Roma. 

29. As sete colinas de Roma são Aventino, Célio, Capitolino, Esquilino, Palatino, Quirinal, e Viminal

30. Antes de adotar o Euro a moeda da Itália era a Lira. A lira foi a moeda da Itália entre 1861 e 2002.

31. Enrico Fermi, inventor do reator nuclear, era um italiano. 

32. A Itália foi um dos países fundadores da UE e é um membro do Grupo dos Oito (G8), um fórum para oito das nações mais poderosas do mundo.

33. O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio , é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga.

34. Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como  Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

35. Leonardo da Vinci era italiano. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história.

36. O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, de origem milanesa, do norte da Itália.

40 fatos e curiosidades sobre a Argentina

    40 fatos interessantes e curiosidades sobre a Argentina
  1. O nome oficial da Argentina é República Argentina (em espanhol: República Argentina).
  2. O nome " Argentina "vem do latim argentum ( prata ).
  3. A capital da Argentina é Buenos Aires.
  4. A Argentina é subdividida em 23 províncias e um Distrito Federal onde selocaliza a capital argentina, Buenos Aires (oficialmente Ciudad Autónoma de Buenos Aires).
  5. A capital da província de Buenos Aires é La Plata.
  6. O peso argentino é a moeda oficial da Argentina.
  7. Quem nasce na Argentina é argentino.
  8. O espanhol é a língua oficial da Argentina.
  9. Atualmente, a Argentina tem uma população de mais de 43 milhões de pessoas.
  10. A grande maioria dos argentinos ascendência europeia, principalmente italianos e espanhóis.
  11. As cidades mais populosas da Argentina são: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, San Miguel de Tucumán, La Plata, Mar del Plata, Salta, Santa Fé e San Juan.
  12. cidade argentina de Ushuaia é a cidade mais austral (ao sul) do mundo. – também conhecida como o Fim do Mundo.
  13. A Argentina é o segundo maior país da América do Sul e o oitavo maior país do mundo em área territorial.
  14. A Argentina é um membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Mercosul.
  15. A Declaração da Independência da Argentina aconteceu em 9 de Julho de 1816.
  16. A Bandeira da Argentina é um reflexo do céu da pátria em dias calmos: a cor do céu azul sem nuvens com o sol da liberdade brilhando nele.
  17. O sol com rosto com rosto humano no centro da faixa branca da Bandeira da Argentina é o Sol de Maio (em espanhol, Sol de Mayo). A versão que figurava na primeira moeda argentina , de 1813, contém dezesseis raios retos e dezesseis raios ondulantes.
  18. O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires, Argentina.
  19. O esporte mais popular na Argentina é o futebol. A seleção argentina ganhou a Copa do Mundo de futebol, duas vezes, em 1978 e 1986.
  20. Não é o Diego Maradona: Gabriel Batistuta é o maior goleador da história da Seleção Argentina, com 56 gols em 78 partidas
  21. O esporte nacional oficial da Argentina é o pato, jogado a cavalo. Ficou curioso? Acesse o site da Federação Argentina de Pato:www.pato.org.ar/es/
  22. A mais antiga universidade na Argentina é a Universidade Nacional de Córdoba, fundada em 1613.
  23. María Estela Martínez, conhecida como Isabelita Perón, foi a primeira mulher que ocupou a presidência da República Argentina.
  24. O automobilista Juan Manuel Fangio foi primeiro piloto a conquistar cinco vezes o campeonato mundial de Fórmula 1, só tendo sido superado pelo Michael Schumacher.
  25. O médico, guerrilheiro e revolucionário Ernesto "Che" Guevara nasceu na cidade argentina de Rosário.
  26. Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, é o cartunista argentino autor da personagem contestadora Mafalda.
  27. A primeira transmissão de rádio da Argentina aconteceu 27 de Agosto de 1920.
  28. Dois filmes argentinos já ganharam o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos" (2010), de Juan José Campanella e "A História Oficial" (1985), de Luis Puenzo.
  29. A Argentina tem 5 prêmios Nobel. Os argentinos laureados com o Prêmio Nobel são: César Milstein (Fisiologia ou Medicina, 1984); César Milstein (Fisiologia ou Medicina, 1984); Adolfo Pérez Esquivel (Paz, 1980) Luis Federico Leloir (Química, 1970); Bernardo Houssay (Fisiologia ou Medicina, 1947) e Carlos Saavedra Lamas (Paz, 1936).
  30. O tango é uma tradicional dança argentina. Em 2009, o tango foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A proposta foi apresentada em conjunto por Argentina e Uruguai (outro país onde o tango é tradicional).
  31. O monte Aconcágua é o ponto mais alto das Américas e de todo o Hemisfério Sul. Fica localizado nos Andes argentinos, muito próximo da cidade de Mendoza.
  32. Ao todo, a Argentina tem 9 sítios históricos considerados Patrimônio Mundial.
  33. O Dia das Mães na Argentina é comemorado no terceiro domingo de Outubro.
  34. A Virgem de Luján (em espanhol Virgen de Luján ou Nuestra Señora de Luján) ou Nossa Senhora de Lujan é a santa padroeira da Argentina.
  35. Brasileiros não necessitam de visto de entrada nem passaporte para entrar na Argentina. É necessário apenas o seu RG como documento de identidade.
  36. Nem Freud explica: a Argentina é o país que tem o maior número de psicólogos no mundo.
  37. O jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
  38. A Argentina consome um quarto de todas as Aspirinas tomadas no mundo.
  39. Alguns dos mais importantes pontos de interesse turísticos e culturais na Argentina são: Cataratas do Iguaçu, Geleira Perito Moreno, Bairro de La Boca, Parque Nacional Los Glaciares, Teatro Colón, Praça de Maio (em castelhano Plaza de Mayo), Casa Rosada, Quebrada de Humahuaca, Parque Nacional Iguazú, La Bombonera e o Obelisco de Buenos Aires.
  40. A Argentina reivindica as Ilhas Malvinas, as Ilhas Geórgia do Sul, as Ihhas Sandwich do Sul (administradas pelo Reino Unido) e  uma parte da Antártida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário