Principais vegetações mundiais resumo
Tipos de vegetações no Mundo
Essas se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.
Floresta Temperada
Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga.As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano. As quatro estações do ano encontram-se bem definidas. Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano. A energia solar que vai incindindo nas regiões de florestas temperadas é maior do que, por exemplo, nas tundras, e consegue atingir mais facilmente o solo, pois existem espaços maiores entre a copa das árvores do que, por exemplo, nas florestas tropicais.
Florestas de coníferas
Essa vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros.
Tundra
Se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.
Savana
Esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália.
Estepe e pradarias
São compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwlcUmH_8IF92zLs_q02_Z3S4IDQBKB4-ceUmifjlutJUZB_fxyl-vMxV7yAHOdO7gHQWiVx5nLrlpq0lJHY5SmYxypHnVcRi8p8wvxkQ0gheGMV8yCY0Naiv47FMkiYLbq5itlNOVVWTF/s400/pradaria.jpg)
Vegetação desértica
São áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5Tr666eqt7PrjKxlpfT7rog4ZUZ1vnqvPyhqWKx5NsRgLP8Kizj_w4-m3wwXdqi4ud2VlgwVY1eiclj-gBLCXXojOT6d63QdAwNz1vCziK_I8YDdts1DDRtOJzvSBjn3Aw4vNw4TovoJw/s400/caatinga2.jpg)
Taiga
A taiga, também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. A maior floresta do mundo é na verdade a Taiga Siberiana, e não a Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 3 meses e as chuvas são pouco freqüentes.
Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e húmida, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio. Também ocorrem algumas árvores de folha larga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras. Os pauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia.
A taiga assemelha-se à tundra, porém tem um tipo de vegetação um pouco mais rico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjk-O4XRb3J3f84sHf-mQzWzhHxbaxkYEq0eWoBn6CfdE7iNvx7aQZhmy7lQp-OL4xz2svk7qf_YJ2nv2pRvaTLo9CQd7w5WFpPnCRWmjz6wEAzmMiMfi9-E0OAUFV3HEZ4eyiicON8d2I8/s400/taiga.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmnfzI_gthAKw4Xvt45iI_akKQ7Ueo9JQmA54KOTkFeSFVIWXHEA4IGJ9ABE28WqWUjwQOOfvYdz1Ufz0XmXH9zV41H4sBXxKWdda0_q02ZBo0nzrKSefE7IYeQK8nVCVjkEjBoL-YsTiO/s400/atlantica2.jpg)
Corresponde a uma cobertura vegetal tropical com árvores altas e densas, atualmente só resta um pequeno percentual, cerca de 7% , dessa importante vegetação que já cobriu grande parte do Brasil, pois cobria desde o litoral do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte e algumas partes mais interiores como São Paulo, Minas Gerais e Paraná e já abrigou uma riquíssima biodiversidade e ecossistemas.